joaopessoa@anmm.com.br
{83} 3241-1148

Single Blog Title

This is a single blog caption

Novo Financiamento Imobiliário – IPCA 23 SET 2019

Novo Financiamento Imobiliário – IPCA

Trata-se de uma nova linha de financiamento oferecida pela Caixa Econômica Federal indexado ao IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. 

As taxas valerão para novos contratos a partir do dia 26 de agosto de 2019, com prazo máximo de 360 meses e 80% de quota máxima para financiamento. 

Todavia, os mutuários devem saber que essa nova modalidade de financiamento pode ser mais cara que o financiamento indexado à TR – Taxa Referencial, uma vez que, as taxas variam de 2,95% a 4,95% ao ano. 

Conforme algumas simulações feitas em alguns casos, constatou-se que os custos do mutuário são mais elevados nos financiamentos imobiliários indexados ao IPCA. Em alguns casos, a diferença entre os financiamentos contabiliza um saldo a mais exorbitante, com valores consideráveis a pagar no final do financiamento. 

Outro ponto negativo para essa modalidade de financiamento é em relação a projeção da inflação, não há como saber como estará o IPCA em períodos a longo prazo, ou seja, o mutuário assume um risco, pois se a inflação disparar, as parcelas do financiamento também disparam.

Diante dos motivos expostos, necessário ressaltar a importância em analisar bem a modalidade de financiamento a ser escolhida no momento da compra do imóvel e dessa forma garantir as melhores vantagens com o mínimo possível de juros e riscos.

Offline

Nossos operadores não estão disponíveis no momento. Deixe uma mensagem e em breve entraremos em contato com você.

Olá! Em que posso ajudar?

Clique ENTER para conversar